A HISTÓRIA DO XADREZ

Acredita-se que o Xadrez teve sua origem na ìndia, em 570 d.C., simulando uma batalha entre dois povos para a conquista de território. O inventor do jogo teria sido um sábio chamado Sissa. Mas também existem referências a um tabuleiro com 32 peças usado na china, em torno de 700 a.C. este jogo era denominado de Liubo, sendo considerado o ancestral do XIANGGI, o Xadrez chinês.

xianggi, o ancestral do xadrez chinês

De acordo, contudo, com Sam Sloam, autor do livro "A origem do Xadrez", tudo começou mesmo na Índia, com o Chaturanga, anterior ao Xadrez Persa (Chatrang), ao Xadrez Árabe (Shatranj), ao Xadrez Chinês (Xianggi), ao Xadrez japonês (shog) e atodos os xadrezes.

Chaturanga, o jogo ancestal do xadrez na Índia.

Da ìndia, o jogo teria sido levado, através da Pérsia com a expansão islâmica, para o Ocidente, com o nome de Shatrang, difundindo-se por toda a europa ao longo da Idade Média. Na Grécia, o jogo ficou conhecido como zatrikion; na Espanha, como ejedrez e, em Portugal, como xadrez. Na maior parte dos países europeus, a denominação adotada tinha como raiz a palavra persa shâh que significa "rei".

Shatrang, foi divulgado por toda a europa.

Agradecemos

Prefeitura do Município de São Paulo
Secretaria Municipal de Educaçao
D.R.E. Guaianases
EMEF Dep. Caio Sérgio Pompeu de Toledo
Professor Égnon Viana
Responsável pelo "Xadrez - Movimento Educativo"
Prof. Fábio Gomes
Responsável pelo projeto "Xadrez - Movimento educativo" da escola Caio Sérgio

Referências Bibliográficas:.
• JORNAL DA TARDE - Caderno "Pais e mestre" O Xadrez e a matemática - Pag. 14A